Datas comemorativas de março

Datas comemorativas de março | Aumente suas vendas

Dentro das ações comerciais e do marketing, ter um cuidado com as datas comemorativas de março e dos demais meses vai ajudar no planejamento para que a sua empresa consiga alcançar as metas e também aumentar a sua visibilidade ao longo do ano.

Para saber quais são as datas comerciais do ano relevantes para o seu negócio, é sempre importante que você avalie e estude as suas personas e a jornada de consumo. Isso vai ajudar a definir quais são os momentos em que deverá intensificar as ações comerciais ou mesmo aquelas que são focadas em branding.

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para seu negócio, independente do nicho de atuação. Não sabe como?

Imagine usá-las para montar um calendário editorial para o Facebook, Instagram, seu site ou blog. Você pode também montar campanhas de marketing e ações comerciais especiais, além de oferecer descontos, ofertas e promoções, ou desenvolver linhas de produtos comemorativas. 

Elabore um planejamento que parabenize pessoas do seu público quando é celebrada a profissão dela ou uma data importante, por exemplo. E não para por aí: use as datas comemorativas de março e dos demais meses para se posicionar como marca. Como? Informando e educando sua audiência sobre o tema daquela celebração.

Caso prefira, você pode navegar diretamente pelas datas e detalhes delas:

Hoje falaremos especificamente sobre as datas comemorativas de março, com dicas de negócios que poderão se beneficiar com cada uma delas. Motivos para comemorar não vão faltar!

Se você é dono de um restaurante ou uma lanchonete, veja aqui como criar cardápios com QR Code e reduzir os gastos com materiais impressos ultrapassados!

Datas comemorativas de março

Em alguns anos, o carnaval será celebrado em março e vai ampliar as oportunidades para quem trabalha com turismo, hospedagem, transportes, bebidas e lazer. Porém, essa data é flutuante e pode acontecer também em fevereiro. Por isso, não contemplaremos esta festividade nas datas importantes do mês.

5 de março – Dia da música clássica

Se você tem um negócio que envolve música como uma loja de instrumentos, de discos antigos ou até um bar/ balada, oferece o serviço de luthier (luteiro) ou dá aulas de música e canto, por exemplo, aproveite esta data para oferecer promoções, descontos, ofertas ou para fazer uma boa campanha de divulgação.

Lojas de antiguidades, livrarias, entre outros estabelecimentos, também podem usar o dia da música clássica para dar destaque a alguns produtos específicos, como vitrolas ou biografias de compositores, por exemplo.

8 de março – Dia internacional da mulher

Esta é uma das datas mais significativas e lembradas do mês de março e, por isso, não pode ser deixada em branco. Independente de qual seja seu nicho de mercado, é possível fazer uma ação de marketing ou de posicionamento de marca.

Aqui também valem condições especiais para as mulheres nesse dia. Uma dica para arrasar nessa data comemorativa de março é não “escorregar”: evite expor conteúdos e materiais preconceituosos ou com piadas de mau gosto, já que, o público está cada vez mais atento – e criterioso – com esse tipo de publicação.

9 de março – Dia do DJ

Podemos até dizer que março é o mês da música? Talvez sim, já que algumas celebrações importantes são feitas neste período. Neste tipo de avaliação, você precisa descobrir qual das duas datas têm mais conexão com o seu público e qual é mais pertinente ao seu negócio. Podem ter ocasiões em que apenas um simples post para marcar presença já é suficiente, outras vão exigir mais planejamento.

Tem uma boate ou casa de eventos? Trabalha como DJ? Vende equipamentos de música eletrônica? Essa é uma data que você pode utilizar no seu negócio para ganhar visibilidade e até fechar novos negócios.

14 de março – Dia nacional dos animais e do profissional do livro

Esse é um claro momento do calendário de datas comemorativas de março e que também se repete em outros meses em que mais de uma celebração é feita no mesmo dia. Isso é extremamente normal e nem todos os eventos são importantes para o seu negócio. A decisão segue sempre o estudo das personas e a jornada de consumo.

O dia nacional dos animais é uma data comemorativa de março que pode ser utilizada estrategicamente por profissionais que trabalham diretamente com animais em clínicas veterinárias, pet shops, hotelzinhos de animais, por quem atua com banho e tosa, adestradores, dog walkers etc. e também serve para quem trabalha em ONG’s de proteção animal e abrigos para arrecadar fundos e conseguir novos voluntários, bem como serve para blogs, sites e influenciadores veganos e ambientalistas, por exemplo.

Já o dia do profissional do livro pode ser aproveitado por livrarias, pessoas que produzem conteúdo acerca de livros ou que dão cursos de literatura, escolas, professores, lojas de departamento, por exemplo. Basta usar a criatividade.

17 de março – Dia de São Patrício e nacional do mel

O dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) não era muito comemorado no Brasil, sendo famoso nos países de cultura inglesa, como Estados Unidos e Irlanda. Porém, os últimos anos estão mudando esse comportamento e vários bares já passaram a incluir esta celebração em seus calendários.

Por isso, a data pode ser aproveitada por empresas de turismo e intercâmbio, criadores de conteúdo sobre viagens e escolas de idiomas para realizar ações estratégicas e promocionais. Além disso, pubs e cervejarias podem se beneficiar do significado desta data, já que ela é bastante associada ao consumo da cerveja.

Além disso, no dia 17 comemora-se também o dia nacional do mel: aqui a atenção pode ser dada por profissionais da apicultura, casas de produtos alimentícios naturais, nutricionistas e outros profissionais de saúde, ao falar sobre os benefícios desse alimento, gerando conteúdo de valor e autoridade.

Restaurantes, lanchonetes e sorveterias podem ainda explorar a combinação de açaí com mel e fazer um evento especial apenas nesta data. Imagine só ter um QR Code em que, ao ser acessado pelo seu consumidor, ele seja premiado com um complemento grátis? Use a criatividade e encante cada cliente.

19 de março – Dia de São José

Essa é uma das datas religiosas mais populares do Brasil. Sendo feriado em mais de 50 municípios e nos estados do Ceará e do Amapá.

Empresas de delivery ou restaurantes, por exemplo, podem fazer ofertas especiais, já que em feriados as pessoas costumam ficar em casa ou buscam comer fora. Lojas de artigos religiosos também podem aproveitar essa data.

20 de março – Dia da agricultura

Empresas de insumos agrícolas dos mais variados tamanhos e nichos, sites voltados para a agricultura e até faculdades podem usar o dia da agricultura para comemorar – e vender mais!

21 de março – Dia internacional da astrologia e mundial do sono

Os amantes e profissionais das áreas místicas celebram nesta época o dia internacional da astrologia. Lojas deste nicho e até mesmo outras como livrarias, redes de decoração ou grifes de roupas e joias podem criar e oferecer coleções e produtos voltados ao tema, que está em alta (para você ter uma ideia, o termo “astrologia” tem cerca de 60 mil pesquisas mensais no Google).

O dia também pode ser comemorado e divulgado por profissionais e sites de artes divinatórias como cartomantes e astrólogos ou ainda por terapeutas holísticos.

Já as lojas de colchões, de artigos para cama, mesa e banho ou ainda terapeutas do sono podem usar, 21 de março, para dar informações e realizar ações que envolvem a celebração do dia mundial do sono. 

23 de março – Dia do naturólogo e naturopata e dia do acupunturista

Depois da astrologia, o mês de março ainda reserva em seguida o dia dos profissionais envolvidos em terapias naturais, holísticas e integrativas.. A conscientização do público sobre o assunto é muito importante.

Recentemente, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer, gratuitamente, cerca de 30 tipos de terapias naturais na sua rede. Os profissionais e blogs relacionados podem aproveitar para falar sobre como funcionam cada uma delas.

25 de março – Dia nacional da comunidade árabe

O Brasil é um país acolhedor. Cerca de 2 milhões de árabes e descendentes vivem por aqui e somos influenciados por sua cultura e culinária. Por isso, se a sua empresa atua em alguma área em que os clientes tenham uma relação com aquela região, você pode aproveitar para planejar ações especiais.

O ramo alimentício é um dos que mais pode aproveitar esta data comemorativa de março em seu calendário comercial, já que a comida árabe é bastante apreciada em muitos lugares.

Escolas de dança e idiomas de origem árabe também devem ficar atentos. Geralmente nesta data, muitos locais realizam feiras e eventos temáticos. O turismo é outro setor que deve se beneficiar desta época.

26 de março – Dia do cacau

Quem não ama um chocolate? Do mais jovem ao mais velho, é difícil encontrar alguém que não aprecie esta delícia. Por isso, o dia do cacau pode ser uma das datas comemorativas de março com mais oportunidades para os setores relacionados à alimentação.

Lojas de chocolate, supermercados e a indústria que produz a iguaria têm muitos motivos para comemorar. Se você trabalha com degustação e venda de chocolates ou é nutricionista, por exemplo, pode produzir um excelente conteúdo sobre o assunto.

Se a Páscoa estiver perto, vale ainda aproveitar para fazer dois eventos relacionados e engajar ainda mais a sua clientela.

31 de março – Dia nacional da saúde e da nutrição

Os últimos destaques que aparecem na nossa lista de datas comemorativas de março têm uma relação direta com alimentação e com a saúde, podendo ser aproveitados em conjunto.

As faculdades podem aproveitar o momento para parabenizar profissionais das duas áreas que tenham conexão com a instituição, as clínicas, hospitais, consultórios, profissionais e criadores de conteúdo podem aproveitá-las das mais diversas maneiras: seja oferecendo condições especiais, educando o público e se posicionando… tudo isso sempre com o intuito mais nobre de quem trabalha na área: promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

Os profissionais de nutrição podem aproveitar, também, para fazer algumas lives e engajar o seu público nas redes sociais, promover seus cursos online e livros, por exemplo.

Veja aqui: Datas comemorativas de julho

Como você pode ver, a lista de datas comemorativas de março conta com eventos que envolvem diversos segmentos da economia e pode ter alguma celebração que seja mais relevante para o seu público. É importante incluí-la em seu calendário sazonal, fazer ações e medir o resultado. Se for positivo, elas devem se repetir anualmente, ajudando a sua empresa a alcançar as metas do negócio.

Por fim, lembre-se de aproveitar não apenas as datas comemorativas de março, mas também os feriados e eventos locais da sua cidade ou estado, como são as festas religiosas, aniversários dos municípios, feiras, festivais etc., pois, muitas vezes, estes momentos de comemoração mantém o mercado regional bastante aquecido.

Estas são algumas dicas de como você pode aproveitar as datas comemorativas de março para atrair visibilidade para sua empresa. Nós aqui da Code Real trabalhamos para trazer inovações tecnológicas para você, facilitando a sua vida e a geração de novos negócios.

Aqui você tem a oportunidade de criar QR Code personalizado para o seu negócio e também de aprender mais sobre:

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